Polvo à Galega ou “Pulpo à la Gallega” é um prato tradicional espanhol que conquistou o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo. Originário da Galícia, uma região do noroeste de Espanha, sendo que este prato é confeccionado com polvo cozido em água salgada e temperado com paprika (ou pimentão doce), sal e azeite de oliva. O resultado é um prato simples, porém extremamente saboroso e marcante.
O sabor único do polvo à Galega é resultado de uma combinação de ingredientes cuidadosamente seleccionados e preparados. A paprika, também conhecida como pimentão-doce, é um ingrediente fundamental nessa receita. Ela dá ao prato uma cor vermelha intensa e um sabor defumado e levemente picante. O sal e o azeite de oliva, por sua vez, realçam o sabor do polvo e dão um toque de frescura ao prato.
Polvo à Galega é um prato versátil e pode ser servido de várias maneiras. Ele pode ser servido como entrada, acompanhado de pão fresco e uma boa taça de vinho, ou como prato principal, acompanhado de batatas cozidas e legumes. De qualquer forma, esse prato é uma excelente opção para quem quer experimentar um pouco da autêntica culinária espanhola.
Se você é um amante de frutos do mar e gosta de experimentar pratos novos e diferentes, o Polvo à Galega é uma escolha certeira. Com seu sabor marcante e sua simplicidade, esse prato é a pedida ideal para um jantar com amigos ou familiares. Experimente agora e deixe-se levar pelas autênticas sensações da culinária espanhola.
Veja outras receitas de Polvo: Polvo com Migas de Broa e Espinafres, Polvo Frito, Arroz de Polvo Malandrino, Salada de Polvo, Polvo Assado no forno com batata-doce, Polvo Assado com Puré de Batata-Doce, Polvo à Lagareiro, Polvo Estufado, Feijoada de Polvo, Arroz de Polvo no Forno, Polvo à Portuguesa, Polvo à Lagareiro com Batata a Murro, Polvo panado.

Polvo à Galega
Equipamento
- Panela de pressão
Ingredientes
- 1 polvo médio
- 1 ou duas folhas de louro
- 1 colher de café cheia de grãos de pimenta preta
- 1 fio de azeite
- pimentão doce
- rodelas de limão
Preparação
- Cozer o polvo com apenas um pequeno copo de água no fundo da panela de pressão, adicionando o louro, a pimenta e um fio de azeite.
- Não pôr sal nenhum, o polvo não precisa de sal e no final vai ver que o polvo fica ótimo.
- Na panela de pressão demora cerca de 20 a 30 minutos conforme o tamanho do polvo, assim que o vapor começar a fazer barulho colocar o fogão no mínimo, ao fim de 20 minutos verificar a cozedura, se necessário cozinhar mais uns minutos.
- Caso não use uma panela de pressão deverá cozer o polvo durante cerca de uma a duas horas em bastante água e nesse caso deve adicionar sal.
- Depois de cozido, escorre-se bem o polvo e deixa-se arrefecer um pouco, depois cortam-se rodelas e colocam-se num prato, temperam-se com um fio de azeite, polvilham-se com pimentão doce e serve-se com rodelas ou gomos de limão para espremer por cima.