A tradicional Bola de Bacalhau de Lamego saboreada como uma verdadeira iguaria, é um dos pratos típicos de Lamego, servida como entrada ou petisco.
Tendo em conta a oferta da culinária duriense, a Bola de Bacalhau de Lamego, com origem no antigo Convento de Lamego, assume-se como uma das iguarias mais genuínas e distintas do Portugal gastronómico. Experimentem e deixem-se deliciar por esta receita, certamente vai adorar!
Também lhe pode interessar: Bola de Carne de Lamego, Pão com Chouriço, Pão de água, Bola de Carne e Vegetais, Bola de Carne Picada.
Bola de Bacalhau de Lamego
Ingredientes
- 1 kg farinha de trigo sem fermento
- 250 gr margarina
- 1 dl azeite
- 50 gr fermento de padeiro
- 10 gr sal
- 2,5 dl água
- 400 gr bacalhau ou sardinha
- 1 cebola
- q.b. sal
- q.b. pimenta
- 2 folhas louro
Preparação
- Coloca-se a farinha de trigo e o sal num alguidar, faz-se um buraco ao meio e deita-se o fermento desfeito na água morna.
- Amassa-se à mão, ficando em repouso até levedar. Nesta altura é novamente amassada com a margarina e parte do azeite (70 cl).
- Depois, divide-se a massa em duas partes que se estendem com o rolo, sendo uma delas para forrar um tabuleiro untado com margarina.
- Pique a cebola em pedacinhos muito pequenos e leve a refogar ligeiramente em azeite e as folhas de louro.
- Desfie o bacalhau e adicione ao refogado, deixando cozinhar muito ligeiramente. Tempere de sal e pimenta. Retire as folhas de louro e deite o bacalhau e a cebola sobre a massa e regue com o azeite.
- Se optar pela substituição do bacalhau pela sardinha. Abra a sardinha ao meio e retire as espinhas, coloque a sardinha sobre a massa. Retire as folhas de louro e cubra com a cebola refogada e temperada com sal e pimenta e regue com o azeite.
- Cobre-se com a outra parte da massa e unem-se as extremidades das duas massas .
- Pincela-se tudo com azeite e leve a cozer em forno moderado.