Se acha que para desfrutar de uma deliciosa feijoada tem obrigatoriamente que comer carne, está enganado. Existem muitas formas de desfrutar deste prato típico sem utilizar carne na sua confecção, como é o caso desta Feijoada Vegetariana.
Uma boa Feijoada Vegetariana é feita com legumes frescos, de preferência de produção local. Se escolher os ingredientes certos, irá ver que fica ainda mais deliciosa.
Veja também: Feijoada de Bacalhau, Feijoada de Búzios, Feijoada de Chocos, Feijoada à Marinheira, Feijoada de Camarão.
Feijoada vegetariana
Ingredientes
- 700 g feijão vermelho cozido
- 2 cenouras
- 6 folhas de couve galega
- 2 tomates maduros
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 2 cravinhos
- 1 colher de chá de paprika
- 1/2 colher de chá de cominhos
- qb azeite
- qb sal
- qb pimenta preta
Preparação
- Picar a cebola e o alho e, numa panela grande, refogar com um fio de azeite, as folhas de louro e os cravinhos.
- Lavar e esfregar bem a cenoura e cortar em rodelas grossas e na diagonal e, quando a cebola começar a ficar transparente, acrescentar ao refogado.
- Deixar cozinhar por uns minutos.
- Entretanto lavar o tomate e cortá-lo em cubos.
- Juntar ao refogado, misturar e deixar cozinhar em lume médio até o tomate começar a ceder, acrescentando água sempre que necessário.
- Acrescentar o feijão cozido, temperar com o sal, a pimenta preta, a paprika e os cominhos e deixar apurar por 15 minutos em lume brando.
- Lavar as folhas de couve e cortá-las em tiras grossas.
- Juntar à feijoada e cozinhar por mais 5 minutos.
- Verificar os temperos e ajustar se necessário.
- Servir com arroz bem soltinho de preferência integral.
Dicas
- Esta feijoada vegetariana, apenas com legumes, contém vários condimentos para apurar o seu sabor. Se achar que são demasiados, pode retirar alguns ou diminuir a sua quantidade.
- O acompanhamento ideal é um bom arroz solto mas pode ser comida ao natural ou com outros acompanhamentos, como batatas cozidas, por exemplo.
- Esta feijoada vegan utiliza feijão vermelho (mais tradicional em Portugal) mas pode substituir por feijão preto (mais tradicional no Brasil).