A Feijoada à Transmontana é um dos pratos típicos da gastronomia portuguesa. Originário da região de Trás-Os-Montes, habitualmente é o prato característico do Domingo Gordo, que se assinala imediatamente antes do Carnaval.
Ainda que não seja propriamente um prato leve, a verdade é que adeptos não lhe faltam e, seja qual for a altura do ano, os sabores tradicionais da Feijoada à Transmontana sabem sempre bem. Venha conhecer esta receita tradicional.
Também lhe pode interessar: Feijoada à Portuguesa, Feijoada de Bacalhau, Feijoada de Búzios, Feijoada de Chocos, Feijoada de Coelho, Feijoada de Polvo, Feijoada à Marinheira, Feijoada vegetariana, Dobrada com Feijão Branco, Feijoada de Frango.
Feijoada à Transmontana
Ingredientes
- 800 g de feijão encarnado ou feijão branco grande
- 300 g de orelha de porco fumada
- 300 g de focinho de porco fumado
- 1 pé de porco fumado
- 2 moiras (chouriço preto transmontano)
- 1 cebola
- 4 colheres de sopa de azeite
- 600 g de entrecosto salgado
- 1 folha de louro
- 300 g de salpicão
- 1 chouriço de carne
- 250 g de presunto
- 2 cenouras grandes
- 1 couve portuguesa
- 1 malagueta vermelha
- Sal q.b.
Preparação
- De véspera, pode deixar o feijão de molho em água fria. No dia, comece por cozer o feijão, em água, sem sal. O nível da água deve estar cerca de três dedos acima do feijão. Leve ao lume e, assim que o feijão subir à superfície da água, junte um pouco de água fria. Deve repetir o processo, até o feijão estar cozido, mas não aberto.
- Entretanto, prepare as carnes. Raspe e lave a orelha, o focinho e o pé de porco. Coloque em água fria, temperada com sal e leve a cozer. Retire à medida que forem cozendo (têm pontos de cozedura diferentes).
- À parte, coza também o chouriço preto transmontano.
- Pique uma cebola e leve ao lume para refogar com azeite.
- Depois junte o entrecosto, partido aos bocados (5 cm) e as restantes carnes bem escorridas e cortadas em bocados.
- Junte também o louro e deixe apurar.
- Quando estiver bem apurado, adicione o salpicão, o chouriço, o presunto e as cenouras cortadas em rodelas e deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos.
- De seguida, junte a couve cortada em tiras. Se necessário, pode acrescentar um pouco de água da cozedura do feijão.
- Quando a couve estiver amolecida, junte o feijão, tempere com malagueta e sal (a gosto) e coloque por cima o chouriço preto transmontano.
- Sirva bem quente, acompanhado com arroz branco ou arroz do forno (à moda de Trás-Os-Montes).