A Ginja é um fruto muito similar à cereja e encontra-se especialmente em Lisboa, Alcobaça, Óbidos e no Algarve. Dela surge a famosa Ginjinha, o tão conceituado Licor de Ginja, uma receita com origem conventual que foi sendo amplamente difundida até ao presente. Com uma cor rubi e com um sabor intenso a ginja, muitos não a dispensam no fim de uma refeição, como digestivo.
Surpreenda os seus convidados com este delicioso Licor de Ginja e desfrute de belos momentos selados com o seu sabor inconfundível. Experimente, faz-se de forma muito simples.
Veja também: Licor de Café e Chocolate, Licor de Chocolate e Café, Licor de Frutos Vermelhos, Licor de Amêndoas, Licor de Laranja, Licor de Ovo, Licor de Merda, Licor de Leite Creme, Licor de Mirtilos, Licor de Whisky (Baileys Caseiro), Licor de Café, Licor de Mel, Licor de Medronho.
Licor de Ginja
Ingredientes
- 1 kg de ginjas
- 1 kg de açúcar amarelo
- 1 l de aguardente
- 1 copo de vinho tinto
- 1 pau de canela
Preparação
- Lave as ginjas e retire-lhes os pés.
- Num recipiente, coloque o açúcar, o vinho, a canela e a aguardente. Mexa bem e adicione as ginjas com o caroço. Tape bem o frasco e conserve duante uns meses. (5-7meses)
- Nos primeiros dias agite de vez em quando para que o açúcar não se acumule no fundo.
- Após esse tempo, está pronto a consumir.
Dicas
- Coloque o recipinte ao sol para apurar.
- Opte por um frasco grande de boca larga.
-
Quando o licor estiver pronto, coe e coloque em garrafas de licor.