De fabrico artesanal, os folares de Vale de Ílhavo há muito que são um dos produtos de referência em tempo de Páscoa. Um folar doce, de vários tamanhos e com ovos cozidos por cima como manda a tradição desta época festiva.
De um sabor doce aveludado que o distingue de qualquer outro, muitas famílias não o dispensam na sua mesa. Se quer aventurar-se a preparar o Folar de Vale de Ílhavo, venha conhecer esta receita tradicional.
Também lhe pode interessar: Folar da Páscoa à moda de Olhão, Folar de Carnes Transmontano, Folar de Chaves, Folar de Valpaços, Folar de Vinhais.

Folar de Vale de Ílhavo
Ingredientes
- 1 kg de farinha
- 15 g de sal
- 20 g de fermento padeiro
- 400 g de açúcar
- 5 gemas de ovo
- 4 ou 3 ovos cozidos em casca de cebola
- 50 g de manteiga derretida
- q.b. Canela ou raspa de limão opcional
Preparação
- Junta-se a farinha (cerca de 500 g), o sal e o fermento, amassando tudo muito bem e deixando levedar, pelo período de aproximadamente uma hora.
- Depois de a massa estar levedada, juntam-se o açúcar, os ovos e a manteiga previamente derretida, misturando tudo muito bem. Acrescenta-se a restante farinha (500 g) e a canela (ou a raspa de limão), envolvendo bem. Deixa-se levedar novamente.
- Quando tiver levedado (aproximadamente para o dobro), tende-se a massa em forma de bolo do tamanho que se pretende, decorando com os ovos (previamente cozidos em água com casca de cebola), e pequenas tiras formadas com uma parte da massa que se entrelaçam com os ovos.
- Vai ao forno previamente aquecido.
Dicas
- Um quilo de farinha dá para fazer um folar médio, que se enfeita com 4 ovos, ou 3 pequenos que se enfeitam com um ovo cada.
- O forno deverá ser aquecido primeiro a 250ºC e depois baixado para 180ºC. Por sua vez o folar deve ser colocado numa das últimas prateleiras do forno de modo a simular o efeito do forno a lenha onde tradicionalmente são cozidos.