Este “pitéu”, o conceituado Folar de Valpaços, deve ser comido fresco e acompanhado por chá de cidreira ou cevadinha. Mas não há quem não o dispense ao pequeno-almoço com um bom café ou mesmo café com leite!
É um pouco trabalhoso e nem toda a gente se atreve a fazer, mas quem o faz sabe que vale bem a pena. Um Folar de tradição e já conhecido como sendo a capital do folar, o Folar de Valpaços dispensa grandes apresentações. Experimente.
Também lhe pode interessar: Folar de Vinhais, Folar da Páscoa à moda de Olhão, Folar de Carnes Transmontano, Folar de Chaves, Folar de Vale de Ílhavo.
Folar de Valpaços
Ingredientes
- 400 g de farinha de trigo
- 12 g de fermento padeiro
- 60 g de manteiga
- 60 g de banha
- 5 ovos
- 1 gema
- 1 colher de sopa de azeite
- 100 g de presunto
- 100 g de linguiça
- 100 g de salpicão
- 1/2 frango alourado em banha
- q.b. de sal
- q.b. de água
Preparação
- Coloque a farinha com um pouco de sal fino num alguidar e faça uma cova no meio.
- Desfaça o fermento em 0,5 dl de água tépida, deite na cova da farinha e vá envolvendo nela.
- Parta para dentro da farinha os ovos previamente mergulhados em água morna. Misture bem, sempre com a mão.
- Leve ao lume brando as gorduras para derreter e depois junte-as à massa.
- Trabalhe tudo adicionando a quantidade de água necessária para obter uma massa fina. Bata a massa com as duas mãos até esta se desprender completamente do alguidar.
- Polvilhe a massa com um pouco de farinha, cobre-se com um pano e envolve-se o alguidar com um cobertor. Coloca-se num local tépido e onde possa receber mesmo uma certa quantidade de calor, mas indirectamente. Leva entre 1 hora a 1h e 30m a levedar.
- Unte um tabuleiro rectangular com banha.
- Corte a linguiça e o salpicão às rodelas, o presunto ás tiras e desosse o frango, limpando-o de peles e ossos e desfazendo-o em febras.
- Divida a massa em três partes, devendo uma delas ser um pouco maior. Estenda esta parte maior e forre com ela o fundo e os lados do tabuleiro.
- Espalhe por cima metade da porção das carnes e cubra com a segunda parte da massa, sobre a qual se dispõem as restantes carnes. Finalmente, tape o folar com a terceira parte da massa e una os bordos a esta camada final.
- Deixe o folar levedar novamente até aparecerem à superfície umas bolhinhas. Nesta altura, pincele com a gema de ovo e leve a cozer em forno bem quente cerca de 45 a 60 minutos.
Dicas
- A massa considera-se bem batida quando à superfície aparecerem umas bolhas.
- A massa está levedada quando atingir o dobro do volume e quando ao abrir apresentar um aspecto rendado.