O Bolo do Caco é um pão típico da Ilha da Madeira, apesar de hoje em dia já ser facilmente encontrado à venda em algumas lojas de bairro ou nos hipermercados. Pode ser consumido de diversas formas, quentinho com manteiga com sabor a alho é uma delas! Fica divinal!
É cozido em cima de uma chapa ou de uma pedra, sendo este facto o que o distingue do pão tradicional. A junção de batata-doce na confecção da massa é outro dos aspectos distintivos deste tipo de pão. Aprenda a cozinhar um saboroso Bolo do Caco da Madeira.
Também lhe pode interessar: Pães de Leite simples, Croissants fáceis, Pães de Salpicão e Queijo, Pão com Chouriço, Pão de Forma Caseiro.
Bolo do Caco
Ingredientes
- 500 g de farinha de trigo T65
- 250 g de batata-doce assada (ou cozida) pesada sem a pele
- 20 g de fermento de padeiro fresco
- 340 ml de água morna
- 10 g de sal fino
Preparação
- Dissolva o fermento em 150 ml de água morna.
- Esmague a batata-doce com um garfo de modo a obter um puré.
- Numa taça, coloque a farinha, o sal e a batata-doce. Regue a mistura com a água em que se dissolveu o fermento e mexa.
- Acrescente mais um pouco de água e comece a amassar. Vá adicionando a restante água aos poucos, de modo a que a farinha a vá absorvendo.
- Amasse bem durante 8 a 10 minutos.
- Tape a taça com um pano e reserve em local abrigado de correntes de ar e deixe a levedar durante 1 hora.
- Forme bolinhas com aproximadamente 90 g cada.
- Coloque as bolinhas numa superfície polvilhada com farinha e espalme-as de modo a fazer pães redondos achatados, com mais ou menos 3 cm de espessura. Tape com um pano e deixe repousar durante 10 a 15 minutos.
- Leve uma frigideira anti-aderente ao lume e, quando estiver quente, coloque dois a três pães. Deixe cozer e depois vire.
- Servir morno com acompanhamento a gosto.
Dicas
- A água pode não ser necessário usar toda, por isso vá colocando aos poucos. Depende sempre da capacidade de absorção das farinhas. Se a colocarem toda de uma vez, caso a massa fique muito mole terão que acrescentar mais farinha.
- Pode fazer esta receita com batata-doce cozida. Terá mais água do que a batata-doce assada, o que poderá também alterar a quantidade de água a usar.
- Deve limpar a farinha torrada que se vai formando na frigideira a cada utilização.
- Caso use sal grosso, dissolva-no previamente num pouco de água.
- Depois do pão feito ou vai para a mesa para ser degustado ainda morno ou então deixo-o arrefecer e congelo-o, para depois, durante a semana, ter sempre pão fresco para os pequenos-almoços.