Este Gelado de Mirtilos é um gelado sem natas, que ganha cremosidade graças à adição do iogurte, e que nos conquista de imediato pela sua cor e sabor.
De fácil preparação, em menos de 10 minutos prepara esta sobremesa deliciosa que agrada a miúdos e a graúdos. Tome nota da receita deste Gelado de Mirtilos e experimente.
Veja outros Gelados: Gelado de Melancia, Gelado de Leite Condensado e Bolacha, Gelado de Banana e Manteiga de Amendoim, Gelado de Manga, Gelado de Morango, Gelado de Café com Bolacha, Gelado de Chocolate, Gelado de Kiwi, Gelado de Baunilha.
Gelado de Mirtilos
Ingredientes
- 450 g de mirtilos frescos ou congelados
- 180 g de açúcar
- 2 iogurtes naturais simples ou gregos
- raspa de 1 limão
- 1/2 colher de chá de extracto de baunilha
Preparação
- Numa panela, leve ao lume os mirtilos com o açúcar e a raspa de limão. Deixar ferver em lume brando até os mirtilos começarem a libertar o seu suco (uns 10 minutos).
- Triture esta mistura com a varinha mágica ou liquidificador até ficar bem homogénea. Coloque no frio até arrefecer completamente.
- Depois de frio, junte o iogurte e o extracto de baunilha e envolva bem com uma vara de arames.
- Verta na taça da máquina de fazer gelados e siga as instruções do fabricante.
- Caso não tenha máquina de gelados, coloque a mistura num recipiente que vá ao congelador, e vá batendo bem o gelado com um garfo, de 15 em 15 minutos, durante 1 hora e meia, para prevenir a formação de cristais de gelo.