O Bolo Podre de Castro Daire ocupa um lugar de destaque na mesa pascal dos castrenses e é parte integrante da cultura e dos costumes das gentes deste concelho do distrito de Viseu.
É um bolo que se amassa, tende e coze como se de um pão se tratasse mas que, pela natureza dos ingredientes usados e pelo facto de não levar qualquer líquido além do azeite, resulta num suave folar com um doce sabor que nos envolve e obriga a repetir a dose. Experimente esta verdadeira iguaria e fique rendido ao Bolo Podre de Castro Daire.
Também lhe pode interessar: Bolo Podre Alentejano, Bolo de Mel com Especiarias, Bolo de Mel e Canela.
Bolo Podre de Castro Daire
Ingredientes
- 2 kg de farinha de trigo
- 1/2 kg de açúcar branco
- 1/2 litro de azeite fino
- 25 ovos inteiros
- 100 g de manteiga
- 75 g de banha de porco
- 2 de colheres de chá de canela em pó
- 100 g de fermento de padeiro
- 1 colher de chá de sal
Preparação
- Coloque a farinha na masseira ou num alguidar, junte o açúcar e a canela e misture. Faça uma cova ao meio, e deite dentro o fermento previamente desfeito num pouco de água morna. Envolva tudo muito bem.
- Enquanto vai mexendo, misture os ovos (que devem estar num recipiente com água morna), um a um. Amasse muito bem, como se amassa o pão, mesmo a murro.
- Quando estiver meio amassada, misture o azeite (a ferver), a manteiga derretida e diluída no azeite, assim como a banha. Continue a amassar até as mãos saírem limpas e não se colarem à massa.
- Cubra com um pano grosso e deixe a levedar durante pelo menos 2 horas num local sem correntes de ar frio.
- Depois de levedar, molde a massa em bolas, coloque-as num tabuleiro polvilhado com farinha e leve a cozer no forno de lenha. Se não possuir, poderá cozinhar num forno de gás ou eléctrico a 220º. O resultado, embora não tão rústico, é bastante agradável na mesma.
Dicas
- O tempo de cozedura depende muito do desempenho do forno. Normalmente, varia entre 30 min a 45 minutos.